5 botijões coloridos de gás encanado enfileirados

Saiba como funciona o gás encanado para condomínio

 

A instalação de gás em condomínios deve ser feita com muita cautela e seguindo todas as normas de segurança, pois um erro pode ter um custo muito alto. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e os próprios estados e municípios têm regras muito específicas sobre o gás para condomínios.

Se estamos falando de prédios, a situação é bem diferente de condomínios de casas quanto à maneira de instalação, mas de todo jeito é preciso observar os critérios, e a desobediência a eles está sujeita à multa e outras sanções.

O Corpo de Bombeiros faz vistorias constantes, como uma medida preventiva a acidentes, e durante essa inspeção eles avaliam se é necessário fazer mudanças.

A Útil Gás preparou esse material exclusivo para tirar todas as suas dúvidas sobre a instalação de gás para condomínios, tanto de casas quanto de apartamentos.

 

Quais são os requisitos para instalação?

 

A norma da ABNT que trata sobre este tema é a NBR 15.526 de 2007. Ela estabelece os requisitos mínimos para o projeto e execução de redes de distribuição interna para gases em residências ou comércio. Assim que o sistema é instalado, a concessionária faz uma vistoria e um teste.

O condomínio precisa receber o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que vale de dois a três anos. Esse documento é emitido após a vistoria técnica que atesta se o sistema está funcionando de forma adequada ou não.

Quando se trata de condomínios novos, a própria construtora entrega o empreendimento já com o gás encanado. No caso dos mais antigos, é possível instalar esse mesmo sistema, ou migrar para o gás natural ou ainda para o GLP.  Os botijões devem ser colocados na parte externa para garantir a circulação do ar, sendo proibida a instalação em locais fechados.

Para isso acontecer, é preciso contratar uma empresa especializada. O profissional precisa fazer uma avaliação qual é a alternativa e mais segura.

 

Tipos de instalação

 

Gás natural

Neste tipo, o gás é encanado e o fornecimento é realizado continuamente. É necessário apenas providenciar abrigo para medidores e regulador.

GLP

Para fazer essa instalação são usados cilindros ou botijões de gás. O abastecimento é responsabilidade da própria concessionária.

 

O síndico é responsável pela instalação

 

O síndico responde pela instalação civil e criminalmente, portanto, ele precisa procurar empresas e profissionais de confiança para desempenhar o serviço. Além disso, ele precisa estar a par de quais são as normas para garantir que as leis de instalação de gás em condomínios sejam cumpridas.

A pessoa que é síndica precisa também informar aos condôminos sobre as regras de uso e quais são as responsabilidades deles.

 

Condomínios de casa x condomínios de apartamento

 

Como foi mencionado, existem algumas particularidades quanto à instalação, que varia de acordo com o tipo de condomínio.  O motivo é, claro, tem a ver com a segurança, pois uma estrutura vertical única é bem diferente de unidades que não são ligadas e estão dispostas uma ao lado da outra.

Conheça as regulações de cada um.

Instalação de gás para condomínios de casa

O gás de botijão é a melhor opção para quem está construindo. Neste caso, é necessário reservar um espaço na área externa que seja arejado e que possa servir de abrigo para o botijão. Também é necessário providenciar a tubulação que leva para os pontos onde o gás será utilizado.

Caso haja espaço, é uma boa opção colocar o cilindro de gás, o P45, que tem 45kg. A grande vantagem dela é que, se a casa tiver área gourmet ou se o terreno tiver dois imóveis, dá para dividir o mesmo botijão.

O ponto negativo é que ele não é acessível quanto o outro, ou seja, não pode ser entregue qualquer hora do dia e da noite porque não pode ser transportado em moto, devido ao seu tamanho.

Mas também é possível instalar o gás de rua, que é o gás natural. Nesta situação, é necessário preparar a casa com a tubulação adequada para fazer a instalação.

Instalação de gás para condomínios de apartamento

Em residenciais, é mais comum a instalação de gás de rua ou gás de condomínio, por causa da proibição de botijões de gás em apartamentos.

O gás de rua é o encanado, que também serve para casa, e a outra opção são os cilindros compartilhados. Eles são instalados em áreas ao ar livre, com ventilação, e que podem ficar trancadas. Isso permite que o gás canalizado seja individual ou compartilhado.

 

Por que optar pelo gás individualizado

 

A convivência entre várias pessoas, com pensamentos completamente diferentes, pode gerar vários atritos. Para se poupar destes problemas, alguns condomínios estão evitando o gás compartilhado e optando pelo gás individualizado.

Quando cada um paga sua conta, não há desentendimentos em relação ao rateio e ninguém se sente injustiçado.

Outro benefício é que fica mais fácil identificar possíveis vazamentos e outros problemas. Por exemplo, caso um condômino receba uma conta que está muito mais alta que o usual, é um indicativo que pode haver algo errado.

 

Quanto custa individualizar gás em condomínio

 

O custo médio para individualizar o gás em condomínio varia conforme o fornecedor. Além disso, é preciso analisar se será necessário instalar apenas o medidor ou será necessário fazer outras alterações.

Dependendo da cidade, ele pode custar em torno de R$ 500, por unidade. Para fazer uma avaliação, o ideal é que o síndico peça o orçamento das empresas, que vão identificar mais precisamente o que será necessário fazer.

Apesar do valor ser um pouco salgado, os benefícios podem compensar, pois pode resultar em uma economia, sem falar na divisão justa de gastos, em que cada um responde apenas por seu próprio consumo.

Outro benefício é que contribui para a valorização do condomínio. Alguns empreendimentos novos, por exemplo, têm investido nessa opção e destacado isso para os consumidores, na hora de colocar os imóveis à venda.

Na Útil Gás, o atendimento a casas e condomínios é feito sempre com rapidez e qualidade, garantindo o melhor serviço.

Então, basta ligar que o seu botijão novo vai chegar em instantes!

 

Precisando de gás?